Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Das lembranças


FS Brasão
Clica, que aumenta!
O arquivo do brasão que me foi enviado por Milce me fez olhar detidamente e com calma a fotografia. Não sei com precisão o ano em que ela foi feita, mas creio ter sido na década de 50, por ter meu pai usando a farda de oficial da polícia. “Meu General”, como chamava vovó Rosa. Eu achava lindo o carinho deles… E era, pra mim, como se meu pai fosse o preferido entre todos os filhos. Depois, crescendo, percebi que ela tratava cada um como o preferido. Ou como diz minha mãe, “o preferido é o que está longe… ou doente.”


Consigo perceber na foto pelo menos três genros, que deduzo serem os tios Eliel, Saló e Jair. Com tantas crianças novinhas, algumas deves ser netos. Quem são?  Não identifiquei nenhuma nora, o que dá a entender que os rapazes foram mais devagar no que diz respeito a construir suas próprias famílias.


Tenho muitas recordações da minha infância na casa do Acupe de Brotas, com seu quintal imenso, com mangueiras, pitangueiras e goiabeiras. Não lembro de muitas “aprontações”, mas de muita risada nos jogos de palavras cruzadas, War, e um outro jogo que precisava muito de dicionário…


Infelizmente não conheci vovô Firmino. Mas ouvi tanto sobre ele, que até parece que vivi certas situações, como ele ficando na frente da TV, atrapalhando quem queria assistir.


O “malassado” de vovó Rosa era imbatível. Acho que nunca mais comi um, do jeito que ela fazia. E olha que eu não gosto de carne sangrando…


E vocês? Quais as lembranças que povoam suas mentes? Repartam com a gente nos comentários!


Beijos,


Bebinha


UPDATE:
Da esquerda para direita.
Última fila (de cima) : Edson - Joel - Alirio - Nina - Nenzinha - Rosalvo - Abel e Nelson. 
Fila do meio : Cloves - Carlos (Carlito) - Dalva - Rosália - Firmino - Esther - Eliel (único genro presente) e Valter. 
1ª fila : - Cleuse - Clélia - Célia - Celene - Aninha - Elielzinho e Elide. 
Espero assim ter tirado suas dúvidas, observando ainda que na foto original tio Edson não está presente. Daí Milce realizou uma montagem e todos os filhos aparecem.  
Bjos. 


Eliel


UPDATE 2:


Ainda sobre o ano da foto, veja bem, eu nasci em dez.44. Na foto devo ter menos de dois anos. Consequentemente, deve ter sido em meados do ano de 1946.

12 comentários:

  1. Oi, Beb! Amei o blog e to acompanhando avidamente! Estou preparando um texto com algumas remininscencias (é assim mesmo???). Vou te mandar por e-mail e vc vê se da pra publicar, ta?
    Beijos,
    Suze

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Suze! Mande mesmo que entra no ar imediatamente! Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Esse do cabeção na frente de Tia Ester è Elielzinho? RApazzzz

    ResponderExcluir
  4. Bom dia .
    Bom estou pesquisando na net a família Silveira pois estamos em busca dela desde que meu avó descobriu o sobrenome dele , ele tentou encontrar a família dele até o fim , e mesmo depois que ele já se foi estamos nós tentando encontrar para descobrir nossa historia. '' A historia que meu avó contava e que ele viveu em um tempo de guerra e foi mandado para viver na casa de um padrinho ele tinha mais vários irmãos que ele lembra que a família era grande mas como ele era muito novo ele não lembrava muito bem , ai quando ele foi para casa do padrinho dele , precisarão vir urgente para SC ,pois a guerra estava perto de onde eles esta vão , ai o padrinho dele fez um novo registro para ele com o sobrenome dele Dambroski , isso porque ele precisa para trabalhar isso passado mais algum tempo . Porém quando nasceu os dois últimos filho meu pai de 52 e minha tia de 55 anos , com os arquivos eles acharão um certidão de nascimento que era dele ai se ele não registrasse os dois com o sobrenome de sangue ele iria preso por que seria um crime ter duas certidão desde este dia ele foi em busca de achar aguem da sua verdadeira família só que como não tinha muito tecnologia ainda ninguém descobri nada. Mau nome é Vanessa Silveira .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa sou da família Silveira tbm mas não sei muito sobre a história da família pois meu pai Airton Silveira faleceu muito jovem ,desde então perdemos contato com nossos tios e tias e avós,só sei que meu avô se chamava Antônio Rubens Silveira e minha avó Geni Silveira sei que minha avó era de Santa catariCa mas não sei se meu vovo a conheceu lá ,por que meu pai nasceu no Paraná ponta grossa e tudo que sei ,mas gostaria muito de conhecer mais sobre minha família ,e triste não saber nada de seus ancestrais né

      Excluir
  5. Olá .. me consegue o brasão da familia Silveira aquele do Urso .. só encontro na Internet com marca d'água ..

    ResponderExcluir
  6. Tb sou silveira, gostaria de saber da origem de vcs.

    ResponderExcluir
  7. Tb sou silveira, gostaria de saber da origem de vcs.

    ResponderExcluir
  8. Tb sou da família Silveira (Júlio Sérgio machado Silveira), São Geraldo Minas gerais. Filho de José Martins Silveira e Maria José Machado Silveira

    ResponderExcluir
  9. Meu Avô-paterno tinha o sobrenome Silveira. Ele nasceu em 1.919 e faleceu em 2.016. Enquanto vivo ele dizia ser neto de português. Uma vez perguntei a ele: Pq o senhor não é católico? Ele mim respondeu: Que a igreja católica cometeu muitos erros. Aí comecei a fazer pesquisas, para saber minhas raízes e conseguir montar minha árvore genealógica. Muitos Portugueses invadiram o Brasil para levar nossas riquezas para Portugal e outros milhares de portugueses invadiram o Brasil por causa de perseguições Religiosas. "OS JUDEUS" Comecei as pesquisas. "Origens dos Sobrenomes" "Sobrenomes Judaicos". Descobri que minha avó-paterna e meu avô-paterno eram parentes. Eles e os pais deles tinham os mesmos sobrenomes. Oque era normal entre judeus.

    ResponderExcluir
  10. O sobrenome Silveira é de origem portuguesa e judaica.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Dê sua opinião, comente, somos uma família pra frente! ;)